Os formandos da Escola nº 134, em Kharkiv, na Ucrânia, costumavam dançar a tradicional valsa do baile escutando pela última vez o sino da instituição de ensino. Neste ano, isso não seria possível após as salas de aula terem sido bombardeadas pelos russos. Os estudantes, porém, não desistiram e organizaram, no último domingo (5), uma festa em meio aos escombros.
“Imaginávamos um 'último sino' diferente para nossos filhos, mas é o que é, e queremos fazer uma festa para as crianças”, disse a professora de geografia Olena Mosolova ao tabloide britânico Daily Mail.
O evento improvisado reuniu cerca de um terço dos alunos que estavam se formando, de acordo com a emissora pública Suspilne.
A aluna Anna Episheva, de 16 anos, foi fotografada em um vestido de baile vermelho, tendo ao fundo o que sobrou do prédio em que estudou. Ela conta que tinha muitos amigos da escola e que eram como uma grande família.
“As meninas escolheram o vestido e ficamos felizes em imaginar que todas estariam muito bonitas no dia da formatura. Mas os russos vieram e arruinaram todos os nossos planos”, lembra a estudante.
O formando Hlib Opashnian disse que viu a escola ser destruída dias depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro, e afirmou estar feliz por se formar.
Outros alunos ainda não conseguiram retornar à cidade, que fica perto da fronteira russa e foi um dos principais alvos das forças de Vladimir Putin.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques