A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE), localizado em Dourados, formalizaram nesta segunda-feira (5) a assinatura de um convênio que ofertará o Curso de Extensão em Educação da Relações Étnico-Raciais e de Gênero, que tem como público-alvo as/os filiados e filiadas ao Sindicato. As inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico: www.simted.org.br/eventos .
A reunião para formalizar a parceria ocorreu com a presença do reitor da UEMS, prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, presidente do SIMTED, Tiago Coelho Silva, da coordenadora do CEPEGRE/UEMS, profa. Dra. Cíntia Diallo. O objetivo é que o CEPEGRE/UEMS promova a oferta de curso de extensão para difusão de conhecimentos teóricos e práticos, a respeito das relações étnico-raciais e de gênero, que alicerçam o reconhecimento e a valorização de saberes, modos de viver, existir e resistir, ainda invisibilizados ou silenciados; que combatam o racismo; as discriminações correlatas, assim como promovam a igualdade raça e de gênero, no ambiente escolar.
O Cepegre foi convidado pelo professor Reinaldo Antônio Valentim, membro da diretoria do SIMTED, para elaborar e executar um curso de extensão que contribua para o entendimento das complexidades, que envolvem as relações de raciais e gênero no Brasil, e ao mesmo tempo, desenvolva junto com as/os participante, caminhos pedagógicos que incorporam a educação antirracista. Durante o desenvolvimento do curso, serão abordados os seguinte temas: Processos históricos das desigualdades raciais, Movimento Negro e de Mulheres, História, cultura e literatura afro-brasileira e africana, Políticas de Ações Afirmativas, História e cultura indígena, Gênero e Sexualidade na Educação e Fluxos imigratórios e Educação. Para tanto, contaremos com a participação de docentes membros do Cepegre e de outras instituições como, UFMT, UFMA, UCDB, UFF, UFMS, UFGD.
É importante ressaltar que o Cepegre tem desempenhado um importante papel na formação continuada, no que tange, as temáticas raça, gênero e etnia. Para além dos diversos eventos organizados durante os últimos anos, esta é a segunda parceria que estabelecemos em 2022. A primeira foi com a SEMED, o curso Infâncias, Diversidade e Organização do Trabalho Pedagógico, teve início em maio, os encontros on-line, são quinzenais e tem alcançado média de público de 130 pessoas em acessos simultâneos.
Sobre o CEPEGRE/UEMS
O CEPEGRE nasceu a partir de uma proposta do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero, Raça e Etnia – GEPEGRE/UEMS/CNPq, que tem cinco linhas de pesquisas estruturadas. As temáticas de Educação, Gênero, Raça e Etnia formam o arcabouço geral do centro e, dentro destas em estreita articulação entre si, de forma interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar, os projetos, eventos e discussões teóricas e produção bibliográfica (resumos, artigos, capítulos de livros, livros, orientações de TCC, especializações e mestrado) em geral se configuram e são executados. O Centro está sediado na Unidade da UEMS de Dourados.
O CEPEGRE tem como objetivo geral propor, subsidiar, articular monitorar e avaliar políticas públicas e políticas de ação afirmativa, ligadas às questões de educação, gênero e sexualidade, cultura, raça e etnia, com foco no processo de inclusão para o acesso, permanência e conclusão na Educação Básica e Superior. Visa ainda, por meio do diálogo e participação efetiva junto aos demais sistemas de educação, órgãos governamentais, não governamentais e Movimentos Sociais – local, regional, nacional e internacional - desenvolver estudos e ações na luta contra os processos de discriminação, racismo, homofobia, xenofobia, violência contra a mulher e demais formas de violência. Com informações da coordenação do Cepegre/UEMS.