Para os membros da comunidade acadêmica que têm filhos e filhas, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) construiu e equipou o Centro de Educação Infantil Maria Alice Silvestre (CEI-UFGD), que fica na Unidade 2 da UFGD, na Cidade Universitária.
O CEI-UFGD atende até 97 crianças de quatro meses a quatro anos e 11 meses, com turmas nos períodos da manhã e da tarde. O CEI-UFGD funciona por meio de um acordo de cooperação com a Prefeitura Municipal de Dourados, sendo que metade das vagas são da universidade e a outra metade da prefeitura. São atendidos não somente filhos e filhas de membros da comunidade da UFGD, mas, também, de moradores do entorno da instituição, de funcionários terceirizados e de servidores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
Para 2022, estão reservadas 76 vagas para rematrícula de alunos que já estudam no CEI-UFGD e 21 vagas estão abertas para novos estudantes. Os interessados em matricular suas crianças no CEI-UFGD devem fazer a pré-matrícula no site da prefeitura: https://ecidade.dourados.ms.gov.br/matriculadigital/. No dia 17 de janeiro deve ser divulgada a primeira designação de vagas e as matrículas deverão ser feitas entre os dias 18 e 20 de janeiro, conforme informações da prefeitura.
DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS
As vagas da UFGD são destinadas, preferencialmente, aos filhos e às filhas de estudantes de graduação e de pós-graduação que passam pela Avaliação Socioeconômica da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE) e são classificados como em vulnerabilidade socioeconômica. Após atender a esse grupo de acadêmicos, as vagas ficam disponíveis aos demais estudantes da graduação, seguidos dos estudantes da pós-graduação.
Depois de atender à demanda dos alunos, se sobrarem vagas, essas são destinadas aos funcionários terceirizados que trabalham na universidade. Os servidores da UFGD são a última categoria a ser atendida, caso haja vaga disponível.
Já as vagas da prefeitura são destinadas prioritariamente a moradores da região, seguidos pelos acadêmicos da UEMS e, depois, aos servidores da UEMS.
Jornalismo ACS/UFGD